Calendário

sexta-feira, 16 de julho de 2010

















Atividade Planejada.
Entre os dias cinco (05) e doze (12) de julho de 2010, foi executado o Projeto “Diga não às drogas”, na Escola municipal José Martins Alameu a qual eu trabalho. Durante a execução do projeto usamos vários recursos tecnológicos como a máquina fotográfica, celular, data show, e computadores do laboratório de informática (Tele-centro Comunitário).

Este projeto teve como objetivos:
  • Conscientizar as crianças do mal que as drogas fazem à saúde;
  • Conhecer os tipos de drogas: ilícitas e licitas e a ação ao sistema nervoso central;
  • Informar para saber dizer não, evitando as amizades e pessoas estranhas;
Durante a semana em que foram realizadas as atividades, os alunos foram até o laboratório de informática pesquisar sobre o assunto, e registraram no caderno com a orientação da professora. Tiveram várias dificuldades, pois muitos desconhecem o uso do computador. Com isso não sabem pesquisar, usar os endereços e os links. Tiveram um ótimo envolvimento, pois para eles era novidades, pesquisar na internet.Durante a pesquisa notamos que os alunos que já tem conhecimento de informática e usam em casa ou em Lan houses, colaboram e ajudam os colegas que não sabem, dando dicas, perguntando e ensinando os caminhos uns aos outros.
Houve uma interação mútua com a classe.Durante os minutos em que os alunos estiveram pesquisando, leram textos, viram vídeos e fotos de pessoas dependentes de drogas. Posteriormente, levaram para as salas e discutiram o tema e fizeram atividades como cartazes, paródias e produção de textos.

Os alunos do 4º ano produziram uma paródia e apresentaram aos colegas durante uma palestra com policiais.

PARÓDIA: As crianças da escola. (ritmo: as mocinhas da cidade)
As crianças da escola
São inteligentes e espertas demais;
Descobriram que as drogas
Leva a dependência e causam mal
Uma vez me falaram
Que a droga é um “problemão”
Mas agora já estamos conscientes
E queremos dizer não
O alcoolismo e o cigarro
Pode até te matar
Mas você que é inteligente
E desse mal vai se livrar

No dia doze de julho o projeto foi encerrado com uma palestra sobre o assunto com o Cabo Sérgio de corporação militar de Ituiutaba, que enfocou sobre todos os tipos de drogas, suas causas e conseqüências. Foi apresentado em slides no data show.

Professora: Christiane dos Santos Rodrigues - cursista